O Jamboree on the Air (JOTA) é verdadeiramente um Jamboree, durante o qual experiências escoteiras são trocadas e ideias compartilhadas por meio de sinais de rádios.

O JOTA é a oportunidade para que escoteiros do mundo inteiro possam conhecer e operar estações de radioamador – em contato com outros escoteiros de diversos países -, de modo a despertar seu interesse para que possam até mesmo ingressar no radioamadorismo.

O uso de técnicas de radioamadorismo oferece uma nova dimensão educativa para escoteiros: muitos têm a oportunidade de descobrir o mundo da tecnologia do rádio sem fio e dos aparelhos eletrônicos. Dezenas de milhares de operadores de estações de radioamador são voluntários para ajudar os Escoteiros no final de semana do JOTA, com seus conhecimentos, equipamentos e entusiasmo.

O Jamboree on the Internet (JOTI) é um grande encontro mundial de escoteiros. Assim como o JOTA, o objetivo é que os participantes façam novas amizades e conheçam outros escoteiros pelo mundo, por meio da rede mundial de computadores.

Uma das ferramentas do JOTI é a Scoutlink (IRC Chat), uma rede mundial onde os jovens se comunicam em salas de bate-papo, de acordo com a língua que escolherem. No entanto, outras ferramentas de comunicação como Skype e Google Talk foram integradas à atividade para tornar mais fácil o contato entre os participantes.

Este evento foi realizado nos dias 17 a 19 de outubro/2014, na sede da AMAR. Escoteiros do 120º GE Bravos da Serra se reuniram e cumpriram suas tarefas. O JOTI Lobinho também foi um sucesso, realizado pela primeira vez no Grupo e rendeu o prêmio Diamante e o Ramo Escoteiro o prêmio Ouro. Valeu! Vamos conquistar mais em 2015.